Eles nunca são as estrelas de nenhuma campanha publicitária na TV, mas são sempre muito desejados. Não contam com aquele cheirinho de quem acabou de ser fabricado, mas, em compensação, têm um ótimo custo/benefício. Estamos falando dos carros usados, a principal opção de transporte de milhões de brasileiros. Mas será que vale a pena comprar um? Descubra agora as vantagens e desvantagens de ter um carro usado na garagem.

Preço

A principal vantagem do carro usado é, claro, o preço. Carros usados são mais baratos do que os carros novos. Um carro zero quilômetro perde valor de revenda assim que sai da fábrica. Dessa forma, é possível comprar um veículo seminovo completo pelo mesmo preço de um veículo zero-quilômetro sem nenhum opcional.

Manutenção

Nesse quesito, a vantagem é do carro novo. Veículos que acabaram de sair da fábrica têm muito menos chances de apresentar problema. Além disso, carros seminovos podem ter sofrido batidas ou problemas mecânicos na mão do dono anterior, que agora deseja passar o “pepino” para frente. Fique de olho!

Seguro

Como os carros usados têm menor valor de mercado, seu seguro também é mais barato. E essa economia é cumulativa. Compare o seguro de um veículo zero com o de um seminovo e, em seguida, multiplique essa economia pelos anos em que você pretende manter o carro. Com essa grana economizada dá até para incrementar o visual do carrão.

Consumo

Carros novos costumam ter motores mais eficientes. Assim, eles consomem menos combustível que os veículos mais antigos. Ponto para os zero quilômetros.

Desejo

Esse item é o mais importante. Os argumentos racionais acima devem ser levados em consideração, mas o que vai definir se vale ou não a pena comprar um carro usado é o desejo do comprador.

Se você tem muita vontade de desfilar em um carro com cheirinho de novo, vale a pena juntar uma grana a mais ou entrar em um consórcio para realizar seu sonho.

Mas se a sua prioridade é juntar dinheiro para fazer uma viagem ou pagar a faculdade, prefira veículos seminovos. Você vai poder ter mais conforto em seus deslocamentos sem abrir mão daquela ida à Buenos Aires, por exemplo. É sempre bom lembrar que a Nexer também é uma solução que atende carros usados, desde que fabricados a partir de 2010.

E você, o que acha? Quais são as vantagens e desvantagens de comprar um carro usado? Deixe sua opinião nos comentários.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>