Como um motor a gasolina, um motor a diesel é um tipo de motor de combustão interna. A combustão é outra palavra para a queima, de modo que um motor de combustão interna é simplesmente onde o combustível é queimado dentro da parte principal do motor (os cilindros) onde a energia é produzida.

Em um motor a gasolina ou motor diesel, o combustível queima dentro dos próprios cilindros. A combustão interna desperdiça muito menos energia porque o calor não precisa fluir de onde é produzido no cilindro: tudo acontece no mesmo lugar. É por isso que os motores de combustão interna são mais eficientes que os motores de combustão externos (produzem mais energia a partir do mesmo volume de combustível).

Qual a diferença entre o motor a Diesel e o motor a gasolina?

Os motores a gasolina e os motores a diesel funcionam por combustão interna, mas de maneiras diferentes. Em um motor a gasolina, combustível e ar são injetados em pequenos cilindros metálicos.

Um pistão comprime a mistura, tornando-se explosivo, e uma pequena faísca elétrica de um plugue de ignição acende o fogo. Isso faz com que a mistura exploda, gerando a energia que empurra o pistão para baixo do cilindro e, através do eixo de manivelas e engrenagens, gira as rodas.

Os motores a diesel são semelhantes, mas mais simples. Primeiro, o ar é permitido no cilindro e o pistão o comprime, mas muito mais do que em um motor a gasolina.

Em um motor a gasolina, a mistura de combustível e ar é comprimida para cerca de um décimo do seu volume original. Mas em um motor a diesel, o ar é comprimido de 14 a 25 vezes.

Se você forçar um pneu de bicicleta, você sentirá a bomba ficar mais quente em suas mãos quanto mais você usar. Isso porque comprimir um gás gera calor. Imagine, então, quanto calor é gerado por forçar o ar em 14-25 vezes menos espaço do que normalmente ocupa. É tanto calor que o ar fica realmente quente – geralmente pelo menos 500 °C e às vezes muito mais quente.

Uma vez que o ar é comprimido, uma névoa de combustível é pulverizada no cilindro normalmente, em um motor moderno, por um sistema eletrônico de injeção de combustível, que funciona um pouco como uma lata de aerossol sofisticada.

O ar está tão quente que o combustível instantaneamente acende e explode sem necessidade de uma vela de ignição. Esta explosão controlada faz com que o pistão volte para fora do cilindro, produzindo a energia que conduz o veículo ou máquina em que o motor está montado. Quando o pistão volta ao cilindro, os gases de escape são empurrados através de uma válvula de escape e, o processo se repete – centenas ou milhares de vezes por minuto!

Entendeu como o motor a diesel funciona e quer saber mais sobre o funcionamento do motor a gasolina? Clique aqui e fique por dentro.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>