Depois de investir financeiramente na compra de um bem como o automóvel, o que todo motorista deseja é poder desfrutar do conforto e comodidade que ele oferece em segurança. Porém, com a alta taxa de crimes como os furtos nas grandes cidades, essa tarefa já não é mais tão simples assim.

É importante criar mecanismos para garantir que essa segurança seja estabelecida entre veículos e condutores. Pensando nisso, nós criamos esse artigo com algumas dicas para você saber como proteger seu carro contra roubos e assaltos. Confira!

Saiba onde estacionar

A principal dica é a observação. Fique atento ao lugar onde você irá estacionar. Estacionamentos cobertos e pagos representam uma segurança maior para o motorista, mas caso você precise estacionar na rua, procure vias mais movimentadas e bem iluminadas. Observe também a presença ou ausência de pessoas suspeitas nas proximidades. Estacionar em frente à prédios com porteiros e câmeras de segurança por perto pode ajudar a inibir a ação de um ladrão, lembre-se disso.

Não deixe nenhum objeto à vista

Ao sair do automóvel, lembre-se de retirar as chaves da ignição e trancar todas as portas do veículo. Além disso, certifique-se de que nenhum objeto esteja à vista, seja ele de valor ou não. Se possível, guarde o rádio do carro, pois eles ainda são grandes motivadores de arrombamentos de veículos. Os documentos do carro também devem ser retirados, isso porque o roubo de automóveis com documento podem gerar ainda mais prejuízos, então não corra esse risco.

Use e abuse de tecnologias

Existem diversas tecnologias que podem ajudar a trazer mais segurança para o seu carro. Já fizemos um post em nosso blog listando algumas delas, mas vale a pena reforçar. Você pode usar alarmes, travas, bloqueadores e rastreadores no seu veículo para aumentar o nível de segurança. Escolha o que melhor te atende de acordo com a sua necessidade e orçamento, de qualquer forma, com certeza esse é um investimento que vale a pena.

Não cole adesivos com informações pessoais

Não deixe a mostra qualquer papel ou adesivo que exponha algum tipo de informação pessoal sobre você. Quanto menos o ladrão souber sobre o veículo e o motorista, menos encorajado ele pode se sentir a realizar aquele furto. Além disso, investir no escurecimento dos vidros com insulfilm, por exemplo, pode ser uma boa estratégia a ser utilizada para inibir essas ações.

Planeje bem os seus trajetos

Ao planejar os seus trajetos você consegue ter ciência de quais são as vias em que você deve dobrar a sua atenção, além de evitar caminhos desconhecidos que podem representar perigo. Ao parar em um semáforo, por exemplo, mantenha distância apropriada dos veículos que estão ao seu redor para aumentar a sua visibilidade e segurança. Além disso, reduza sua velocidade mas redobre a atenção para certificar que nenhum ladrão investirá contra o seu veículo nesse momento em que ele e você encontram-se em certa vulnerabilidade.

Cuidado com alguns truques usados pelos ladrões

Existem diversos truques que os ladrões estão acostumados a usar para facilitar o roubo. Alguns amarram latinhas na traseira do veículo, fazendo com que motoristas saiam do carro para checar o barulho e assim sejam assaltados. Outros usam de artimanhas como avisar que a porta de trás do carro está aberta ou jogar pedras de cima de viadutos ou passarelas na tentativa de fazer com que o motorista pare e facilite o roubo. Portanto, mantenha a atenção nesses aspectos e, se precisar de sair do carro, lembre-se de desligá-lo e de retirar a chave da ignição.

Essas são apenas algumas dicas que podem trazer mais segurança pra você que dirige. A melhor forma de proteger o seu carro contra roubos e assaltos é manter a atenção e o cuidado. Contratar um seguro automotivo também pode trazer um grande alívio para você, não se esqueça. Esperamos que o nosso artigo tenha sido de grande utilidade. Até a próxima!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>