Dirigir nem sempre é uma tarefa simples e agradável. Diversas situações cotidianas podem trazer dor de cabeça para o motorista. Em muitos momentos o trânsito não contribui pro conforto e comodidade de quem está ao volante e isso pode ajudar a aumentar o estresse e a insegurança do motorista.

Para aqueles de primeira viagem, que não estão acostumados com certas condições de direção, as preocupações podem ser ainda maiores, como é o caso de quem precisa dirigir em rodovias pela primeira vez. Pensando nisso, preparamos um post especial com dicas para os motoristas que querem saber como dirigir na hora de pegar a estrada pela primeira vez. Confira!

Se planeje com antecedência

Ter informações ainda é a melhor forma de enfrentar situações das quais não estamos acostumados, por isso é importante que você planeje todos os aspectos da sua viagem com antecedência. Faça uma busca prévia no mapa e descubra exatamente qual a melhor rota para seguir. Ao saber melhor qual caminho percorrer, você se sentirá mais seguro. Se for necessário, leve consigo um mapa ou aparelho GPS para garantir o trajeto ideal. Também busque informações sobre as condições da estrada e do tempo, esses são dois fatores que podem interferir diretamente na sua condução. Você pode pegar informações com outros motoristas que já estão acostumados com o trajeto. Além disso, não se esqueça de ter por perto os documentos do veículo e o contato do seguro caso algum problema inesperado apareça.

Reforce os cuidados do dia a dia

Os mesmos cuidados que você tem diariamente com seu veículo devem ser mantidos antes de pegar a estrada pela primeira vez. Não se esqueça do uso obrigatório do cinto de segurança, além de respeitar as sinalizações, limites de velocidades e demais leis de trânsito. Algo importante é não pegar estrada cansado ou com sono, isso pode trazer perigo a sua condução. Uma outra dica é verificar a existência de todos os equipamentos obrigatórios (como macaco, estepe) que devem estar presentes dentro do carro. A presença de kits de primeiro socorros e caixa de ferramentas pode trazer um alívio maior caso ocorra ocorra algum incidente.

Faça uma revisão do seu veículo

A revisão do seu veículo é importantíssima para garantir o bom estado do seu carro, bem como a sua própria segurança. Antes de pegar estrada vale a pena checar o estado dos principais itens do seu carro como pneus, motor e freios. Alguns procedimentos que você mesmo pode fazer são: verificar o óleo e a água do para brisa e calibrar os pneus, inclusive o estepe. Também verifique e, se necessário, faça ajustes em itens como espelhos, retrovisores, luzes e faróis. Lembrando que o Nexer sempre te avisa as datas certas para você fazer sua manutenção preventiva.

Evite distrações, mas procure não viajar sozinho

Por último, primeiras vezes podem gerar muito nervosismo e isso não é diferente com motoristas. Por isso, tente evitar ao máximo coisas que podem te distrair nesse momento em que manter a atenção é tão fundamental. Já demos algumas dicas em outro post do nosso blog sobre como aliviar a tensão na hora de dirigir, mas uma outra dica é não viajar sozinho. Ter uma companhia por perto pode te trazer mais segurança e alívio. Se ela souber dirigir será melhor ainda, pois poderá te ajudar e até mesmo revezar a condução caso você fique cansado ou indisposto.

O objetivo principal dessas dicas é trazer alívio na hora da condução sem que se perca segurança. Esperamos que esse post possa te ajudar a entender como pegar uma estrada pela primeira vez sem nervosismos. Fique atento aos outros artigos do nosso blog que te ajudarão a dirigir melhor, com mais segurança e economia. Até a próxima!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>