Um simples descuido no trânsito pode gerar graves acidentes. Quando estamos dirigindo devemos prezar pela segurança de todos com quem estamos interagindo, por isso, é de extrema importância que todo motorista saiba como dirigir defensivamente no trânsito. O Brasil é o quarto país no mundo com mais mortes no trânsito. Em terras tupiniquins, mais de 46 mil pessoas morreram em acidentes no ano passado, e a maior responsável por esse cenário caótico é o próprio motorista. Pensando nisso, preparamos um post especial com dicas que irão te ajudar a se tornar um condutor mais responsável, afinal, a sua segurança deve sempre vir em primeiro lugar. Confira!

Tenha consciência dos perigos

Para ter consciência dos perigos que você pode enfrentar no trânsito, é importante que você pense antecipadamente sobre todas as situações de risco que podem surgir pelo seu caminho. Tendo isso em mente, responda a seguinte pergunta: “Tenho tudo o que é preciso para enfrentar essa situação sem grandes problemas?”. Caso a sua resposta seja não, você deve, antes mesmo de pegar a estrada, descobrir a melhor saída para cada um e providenciar tudo o que for necessário para sanar esses eventuais problemas. Alguns dos perigos que você pode enfrentar são:

Chuva forte e pista molhada;
Caminhões lentos em trechos sem pista dupla;
Neblina;
Pista de terra;
Panes em seu veículo;
Pneu furado;
Motoristas imprudentes;
Pista esburacada e outros.
Respeite as regras de trânsito

Obrigatoriamente você já deve saber as regras de trânsito, portanto é fundamental que você as coloque em prática para o seu próprio bem e para o bem dos outros motoristas que estarão dirigindo próximo a você. Conduzir sob efeito de bebidas alcoólicas e entorpecentes ou não usar o cinto de segurança, são atitudes ilegais que, mesmo parecendo bastante óbvias, continuam sendo grandes causadoras de morte em acidentes de trânsito, portanto não se descuide. Cerca de 65% das mortes no trânsito são causadas pela combinação fatal: álcool e velocidade, portanto, se for dirigir não beba! Assim você estará fazendo um bem para si mesmo e para a sociedade.

Não seja negligente

Todo motorista deve conhecer muito bem o seu próprio veículo. É fundamental saber as condições de uso em que ele se encontra, portanto não seja negligente. Faça sempre revisões no tempo certo e preocupe-se com qualquer anormalidade que possa aparecer no seu carro. Saber como comandá-lo, seus recursos e características, também é imprescindível. Se tiver qualquer dúvida sobre como fazer a preventiva do seu veículo saiba que o Nexer explica tudinho pra você.

Preocupe-se com os outros motoristas

Na maior parte das vezes em que dirigimos não estamos sozinhos na estrada, por isso é importante também nos preocuparmos com os outros motoristas que trafegam pelo mesmo caminho que o nosso. Ver e ser visto é fundamental, portanto use de forma correta as sinalizações e redobre a atenção em caso de ultrapassagem. Ao mesmo tempo que você deve se preocupar com o outro, você não pode deixar que ele tire a sua atenção, logo, é importante que você mantenha o foco e jamais aceite desafios e provocações de outros motoristas. Lembre-se sempre: a vida em primeiro lugar. Deixe as provocações e disputas somente para os video-games.

Atente-se às condições adversas

Várias adversidades podem surgir no seu caminho e prejudicar a sua condução, portanto se informe sobre o seu trajeto com antecedência. Mudanças climáticas inesperadas, o mau estado de conservação das estradas ou a má iluminação, tudo pode interferir no modo como você dirige e é sua obrigação, enquanto motorista, saber qual a melhor forma de encarar essas adversidades se elas surgirem. Siga nosso blog para receber mais dicas sobre todos esses aspectos.

Nunca abuse da autoconfiança

A autoconfiança, que costuma ser uma qualidade em qualquer ser humano, torna-se um perigo no caso dos motoristas. Muitas vezes ela pode fazer com que um comportamento imprudente surja por parte de quem dirige. Portanto, procure usa-la de forma consciente, sabendo dos riscos que sempre existem e não como um catalisador de atitudes irresponsáveis no trânsito.

Esperamos que as nossas dicas possam te ajudar a se tornar um motorista mais consciente e responsável. Se você tem mais dicas sobre como dirigir defensivamente no trânsito para compartilhar com nossos leitores, deixe-as nos comentários! Até a próxima.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>