Dirigir pode ser uma atividade estressante para uma boa parcela dos motoristas. Principalmente para quem tem que enfrentar, no dia a dia, o trânsito caótico das grandes cidades. Esse estresse proporciona um desgaste físico e psicológico enorme. Portanto, é importante se informar sobre como você pode aliviar a tensão na hora de dirigir. Nesse post você encontrará algumas dicas para melhorar a saúde tanto do corpo quanto da mente na hora de conduzir o seu veículo. Confira!

Sente-se corretamente

Ainda que pareça algo básico, nem todos os motoristas sabem a forma correta de se sentar. As costas devem estar completamente encostadas ao banco, numa angulação que varie entre 90⁰ e 100⁰, de acordo com o tamanho do motorista. Em relação ao encosto de cabeça, posicione-o para que ele acomode sua cabeça por inteiro, porém não é necessário dirigir por todo o trajeto com ela apoiada.

Faça exercícios simples

Existem alguns exercícios simples para aliviar a tensão, que você é capaz de fazer antes de começar a dirigir.

O primeiro deles é pegar a sua mão direita, colocar sobre sua orelha esquerda e fazer um movimento suave trazendo a cabeça em direção ao ombro. Depois de esperar por 10 segundos, mude a mão e a orelha e faça o mesmo movimento em direção oposta à anterior. Por fim, incline a cabeça e coloque o queixo encostado ao peito, sempre utilizando a contagem de 10 segundos.

O segundo exercício simples consiste em esticar o braço até o volante ou acima dele, de forma que o membro fique em um ângulo de 90⁰. Com o braço esticado, entrelace os dedos com a palma da mão aberta e voltada para o para-brisa. Depois troque o braço e repita o mesmo processo. Em ambos os casos aguarde os 10 segundos.

Mantenha distância apropriada

Para ajudar a tornar a sua viagem mais tranquila, uma dica é sempre manter uma distância segura em relação ao carro que vai à sua frente. Se você está viajando em uma estrada à 80 Km/h, por exemplo, o ideal é que a distância mantida seja de 40 metros ou 10 carros de porte médio. Isso ajuda a aliviar sua tensão pois diminui a noção de risco capturada pelo seu cérebro.

Tenha cuidado ao dirigir à noite

Dirigir no período noturno requer bastante cuidado e atenção, principalmente pela falta de iluminação adequada. Evite usar óculos com lentes escurecidas nesse período. Caso você use óculos de grau, dê preferência para aqueles que tenham hastes mais finas e que não atrapalhem seu campo de visão. Além disso, em viagens de longa distância, procure descansar depois de algumas horas de direção, sobretudo se sentir cansaço e sono. Sempre que possível, pare um pouco para tomar uma água, tirar um cochilo e relaxar os músculos.

Tenha sempre um equipamento de primeiros socorros

Tenha um kit de primeiros socorros sempre por perto. Ele poderá ser bastante útil em casos de emergência. Além disso, saber que você poderá contar com ele durante uma viagem caso algum imprevisto apareça, com certeza irá lhe trazer uma maior tranquilidade.

É claro que essas dicas não te eximem de manter a atenção durante todo o trajeto, é ela que irá realmente lhe trazer segurança para seguir em frente com calma. Gostou das nossas dicas para aliviar a tensão na hora de dirigir? Então curta e compartilhe o nosso post. Se tiver mais dicas para ajudar outros motoristas deixe nos comentários.

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