O fim de ano é uma época ideal para as viagens de férias com a família. Uma oportunidade de aproveitar os feriados e o início do verão para relaxar naquela viagem dos sonhos. Porém, para que nada saia do controle, é necessário que o motorista atente-se para algumas questões do veículo como forma de precaução.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com 7 itens que você deve checar nos seu carro antes de viajar. Dessa forma, você chegará ao seu destino em segurança e poderá desfrutar da sua viagem sem nenhum estresse ou imprevisto.

Pneus

Já demos dicas de como cuidar dos seus pneus em outro artigo do nosso blog, mas é sempre bom lembrar da importância de mantê-los conservados para a segurança de quem dirige. A inspeção dos pneus antes de uma viagem é primordial, e você não pode esquecer de incluir o estepe nela. Se houver algum dano, faça a substituição. Lembre-se que na estrada, o pneu corre o risco de ser exposto a uma temperatura maior, o que aumenta sua pressão interna. Além disso, faça a calibragem dos pneus e confira se o alinhamento está correto. Ah, não esqueça do estepe na calibragem, se algo de errado ocorrer, ele tem que estar ali, bem calibrado e pronto para ser utilizado.

Freios

Os cuidados com os freios também já foram pauta de artigo do nosso blog. Por ser um item de extrema importância na hora de dirigir, devemos ressaltar mais uma vez a necessidade de sua checagem antes que você pegue a estrada. Alguns aspectos como o nível do fluído de freio e a existência de possíveis vazamentos devem sempre ser observados. Se houver ruídos, trepidações, perda de eficiência ou pedal duro, faça uma avaliação mais minuciosa.

Fluidos

Por falar em fluido de freio, não é só ele que precisa ser analisado. Outros fluidos também devem ser observados. É o caso do fluido de transmissão que é responsável por manter as engrenagens do seu carro funcionando. Verifique se o fluido está limpo e sem qualquer tipo de impureza. Além da validade de todos os fluidos e seus respectivos filtros, verifique se há algum indício de vazamentos. Atente-se também para o líquido de arrefecimento, o óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem.

Bateria

Problemas na bateria no decorrer da sua viagem podem trazer sérias dores de cabeça. Sendo assim, é importante verificar se ela está com a carga completa e se os terminais estão limpos e sem corrosão. O fluxo de eletricidade será maior se os terminais estiverem bem limpos, isso te dará mais confiança no uso do seu veículo.

Sistema elétrico

Para aumentar a sua segurança e evitar multas por possíveis lâmpadas queimadas é importante que você também cheque todo o sistema elétrico do veículo. Verifique todas as funções de iluminação como faróis, lanternas, luzes de freio, luz de ré e setas. Caso alguma lâmpada ou fusível esteja queimado, providencie a troca antes mesmo de pegar a estrada.

Ferramentas

Apesar de obrigatório, nem todo motorista dá a devida atenção para as ferramentas que se deve levar em uma viagem. Uma caixa de ferramentas bem equipada vai te trazer mais segurança e economia. Itens como triângulo, macaco e chave de rodas precisam estar em perfeito funcionamento dentro do seu veículo, além de terem, por lei, presença obrigatória dentro do seu veículo. Não custa lembrar novamente que o estepe e extintor devem ser checados e ambos devem estar dentro do prazo de validade.

Combustível

Por último, mas não menos importante, é preciso ter atenção ao combustível. A quantidade existente é suficiente para o trajeto? Lembre-se de, sempre que possível, realizar paradas nos postos ao longo da estrada para reabastecer ou checar o funcionamento dos itens primordiais para a sua segurança. Dê preferência para aqueles postos de confiança conhecidos por você. Uma outra dica é não deixar o combustível muito tempo parado no tanque antes de pegar a estrada.

É claro que, para além desses itens que você deve checar no seu carro antes de viajar, é necessário que o seu veículo esteja com todas as revisões em dia. Caso tenha alguma dúvida sobre o estado de uma peça, não exite em procurar uma ajuda especializada. Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar, e a sua segurança no trânsito é sempre prioridade. Até a próxima!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>