O nevoeiro é um fenômeno meteorológico que causa uma grande redução da visibilidade no local em que se instala, e é justamente por esse fator que ele se torna uma grande preocupação para os motoristas. A neblina é uma grande causa natural de acidentes nas estradas, por isso é tão importante que saibamos algumas informações para dirigir em um nevoeiro com segurança. Confira o nossas dicas sobre o assunto!

Informe-se

A nossa primeira dica é simples, mas bastante eficiente: informe-se sobre as condições do tempo e da estrada no trajeto pelo qual você irá dirigir. Isso fará com que você não seja pego desprevenido, podendo lidar melhor com a situação adversa quando o nevoeiro aparecer. Por mais que muita gente diga o contrário, as previsões do tempo são suas aliadas e te ajudam muito a se preparar para situações adversas. Sites como climatemposão muito úteis nessas horas!

Verifique as condições de uso do seu veículo

Em ocasiões como essas é essencial que alguns equipamentos do seu veículo estejam em perfeito estado de funcionamento. Como ver e ser visto é fundamental, comece por atentar-se ao uso dos faróis, que devem ser mantidos baixos. Isso porque o feixe de luz dos faróis altos será refletido pela névoa espessa. Os faróis altos podem ser eficazes se o nevoeiro for pouco denso portanto experimente periodicamente para ver se a e neblina ficou menos densa e assim poder fazer uso do farol alto.

Além disso, confira as luzes de direção e lanternas, elas são importantíssimas para que os outros carros saibam as direções para onde você pretende encaminhar seu veículo. Segundo um alerta da Polícia Rodoviária Federal, você deve evitar o uso do pisca-alerta: ele só deve ser usado em caso de acidente, quando o veículo está parado. O uso dele em condições como estas pode confundir outros motoristas.

Outro cuidado fundamental é com o para-brisa e com o reservatório de água do limpador que deve sempre estar cheio.

Diminua a velocidade

Reduzir a velocidade e aumentar a distância entre o seu carro e o veículo da frente é fundamental para trazer mais segurança em situações como essa. Caso haja algum imprevisto ou necessidade de freada brusca, você conseguirá passar por isso sem maiores problemas. Em dias sem nevoeiro o ideal é que se mantenha pelo menos 2 segundos de distância do carro da frente. Para fazer este cálculo observe quando o carro da frente passa por uma placa, conte o tempo até você passar pela mesma placa, se for menor do que 2 segundos aumente ainda mais a distância para o carro da frente. Em dias de nevoeiro aumente ainda mais esta distância. Isso vai te dar poder de reagir a tempo caso ocorra algum imprevisto.

Preocupe-se em evitar o embaçamento dos vidros

Para que isso não ocorra você pode abrir um pouco a janela, acionar alguma ventilação ou o ar-condicionado. Em um momento em que a sua visão estará tão comprometida, é importante que o embaçamento dos vidros não seja um problema a se somar. Utilizar o ar condicionado direcionado para os vidros frontais resolve o problema rapidamente. Tente carregar no porta-luvas algum tipo de papel para auxiliar no desembaçamento caso necessário. Papel higiênico comum costuma ser muito útil nessas situações.

Procure apoios visuais

Apoios visuais em ocasiões como essa são importantes pois é impossível enxergar além da neblina. Procure buscar um ponto de apoio visual que pode ser a faixa central, as faixas laterais ou outra sinalização aparente. Os faróis de quem vem do sentido contrário também podem servir como apoio visual, porém eles não devem ser olhados de frente.

Procure apoios sonoros

É importante que você redobre a sua atenção ao passar por um nevoeiro, sendo assim, evitar ruídos como conversas e rádio ligado, podem servir para aumentar a sua concentração nesse momento. Algo que você também pode fazer é buzinar para alertar pedestres e outros carros da sua presença e ficar atento aos sinais sonoros dos outros veículos que vão além da buzina, como o barulho do motor e de sirenes. Caso escute ruídos de cascalho, verifique se você não está saindo da pista para o acostamento.

Se for parar, tome alguns cuidados

Evite ao máximo parar no acostamento, já que o mesmo se torna extremamente perigoso em situações como essa de baixa visibilidade. Procure um local seguro, e então acione o pisca-alerta. Se o trânsito for interrompido, o aconselhável é que o motorista abandone o carro e se abrigue em um local seguro à margem da rodovia.

Curtiu as nossas dicas para que você consiga dirigir em um nevoeiro com segurança? Então compartilhe o nosso post e fique atento ao nosso blog que tem mais conteúdo legal por vir para ajudar a vida de quem dirige.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>