Quando se usa o termo acessório, muitas vezes achamos que se trata mais de peças supérfluas do que realmente necessárias em nosso dia a dia. Porém, no caso dos acessórios automobilísticos, o significado da palavra acaba se tornando um pouco mais amplo. Isso ocorre porque, por mais que um acessório não seja obrigatório, ele pode aumentar muito o conforto e a segurança, tanto do motorista, quanto dos passageiros. Pensando nisso, preparamos uma lista com acessórios para aumentar a segurança do seu carro e tornar o ato de dirigir mais tranquilo e prazeroso.

1 – Alarme

Talvez esse seja o principal acessório que um motorista que preza pela segurança do seu veículo deve possuir. Existem alarmes dos mais variados tipos no mercado, todos com o intuito de minimizar ações de ladrões acionando sirenes e sinais luminosos.

Hoje em dia, alguns possuem funcionalidades específicas para tentar impedir que seu carro sequer consiga sair do local onde está estacionado. No geral, os alarmes costumam ser controlados através de um dispositivo de controle remoto que, em muitos casos, também é capaz de controlar outros equipamentos como som, lanternas e faróis.

2 – Travas de segurança

As travas de segurança são bem eficientes contra roubo e podem ser utilizadas para bloquear diferentes partes do carro, como as rodas, volante, pedais e câmbio.

A presença de travas no seu carro é um claro desmotivador aos ladrões de plantão e o investimento nesse tipo de acessório não é nada se comparado ao prejuízo caso o seu carro venha a ser furtado.

3 – Câmera de ré

Para ajudar aqueles motoristas que possuem mais dificuldade na hora de manobrar e estacionar o veículo, a câmera de ré pode ser muito útil, tornando-se um investimento que realmente vale a pena.

Além disso, apesar do que muitos motoristas pensam, a câmera de ré não custa valores exorbitantes. Você consegue encontrá-la facilmente no mercado por preços bem acessíveis.

4 – Película automotiva

As películas utilizadas nos vidros do veículo são ótimas por dois fatores. O primeiro é que elas ajudam na visibilidade do motorista, filtrando a entrada de luz solar para dentro do carro. O segundo motivo diz respeito à segurança, já que o filme escuro é capaz de esconder as pessoas e objetos que se encontram no interior do veículo.

Porém, é necessário atentar-se a algumas regras impostas pelo nosso Conselho Nacional de Trânsito. Por questões de segurança, existe um limite da transparência que o vidro deve ter. Esse limite é de 28% a 100% aos vidros laterais traseiros e vidro traseiro, de 70% a 100% para vidros das laterais dianteiras, e de 75% a 100% para o para-brisa. O valor exato irá depender do seu tipo de carro.

5 – Brake light

O brake light (luz de freio) é mais um dispositivo para ser instalado no vidro traseiro do carro, com o objetivo de indicar quando o motorista está freando o veículo. É um ótimo acessório para ajudar a evitar colisões na sua traseira, bem como na hora de aumentar a atenção dos motoristas que estão dirigindo atrás de você, caso ocorra uma eventual freada brusca.

6 – Bloqueadores

Um outro acessório capaz de ajudar a prevenir que o seu carro seja roubado é o bloqueador. Como o próprio nome já diz, este sistema bloqueia a bomba de combustível ou a ignição na hora em que o seu veículo sofre a tentativa de furto.

Geralmente, o bloqueador gera um aviso eletrônico para a empresa que monitora o seu veículo,que bloqueia o carro e aciona um alarme para quem está ao redor. Justamente por contar com esse auxílio externo terceirizado, esse acessório costuma exigir, além de um valor fixo na compra do equipamento, uma mensalidade extra direcionada à empresa especializada.

7- Localizadores e rastreadores

A nossa última dica é uma dupla de peso que, com toda certeza, vai ajudar e muito a deixar o seu veículo mais seguro. Os localizadores são responsáveis por informar o local onde se encontra o seu carro roubado assim que você aciona a central de monitoramento. Já os rastreadores possuem um adendo, sendo capazes de informar essa localização sem que você precise antes avisar a central. Através de uma antena de GPS, o motorista também consegue rastrear o trajeto feito pelo veículo roubado.

Gostou das nossas dicas de acessórios para aumentar a segurança do seu carro? Então dê uma olhada nos outros posts do nosso blog, pois eles estão cheios de outras dicas que irão ajudar motoristas a dirigirem de forma mais segura e agradável. Até a próxima!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>