Diversos tipos de tecnologias surgem a todo momento, aprimorando produtos e aproximando empresas e consumidores. Enquanto a tecnologia veicular se expande cada vez mais no rumo dos carros autônomos e conectados, algumas montadoras já começaram a incrementar seus novos modelos com aparatos tecnológicos que irão garantir mais segurança, economia e comodidade aos motoristas.

Pensando nisso, nós preparamos uma lista com 12 tecnologias que você precisa ter no seu próximo carro. Confira!

Comunicação veículo-veículo e veículo-infraestrutura

Como o próprio nome já diz, esse é um tipo de tecnologia que permite a comunicação entre os próprios veículos e todo tipo de tecnologia com que eles interagem no trânsito, como os semáforos, por exemplo. Esse tipo de tecnologia é importante pois traz autonomia aos motoristas, permitindo que eles se comuniquem uns com os outros e, através das trocas de informação, possam ter uma condução mais segura. Dados sobre o tráfego, as condições climáticas e relatos sobre situações críticas na estrada, são algumas das informações que podem ser compartilhadas por meio dessa tecnologia de comunicação veículo-veículo e veículo-infraestrutura.

Conexão Bluetooth

A conexão via Bluetooth é algo cada vez mais popular e presente nos novos veículos e não é à toa que isso vem ocorrendo. O Bluetooth não só permite que os motoristas escutem as músicas provenientes de um dispositivo móvel dentro do veículo, como também permite que uma variedade de outros dispositivos possam ser conectados e utilizados dentro do carro. Algumas montadoras, por exemplo, já estão se utilizando de recursos Bluetooth para substituir as chaves do veículo por um destravamento via smartphone através da conexão.

 

WiFi e Conexão 4G

Outros tipos de conexão que estão cada vez mais sendo utilizados pelas montadoras são o WiFi e a conexão 4G. Contudo, um ponto negativo dessa tecnologia é que os usuários ainda precisam contratar planos de dados para utilizá-la de forma ampla. O WiFi e o 4G conseguem transformar o carro em um ponto de acesso de internet, permitindo que o motorista conecte vários dispositivos à rede. Isso significa que não só os motoristas, como também os passageiros conseguem compartilhar músicas, vídeos, e navegar na internet enquanto estão dentro do veículo.

Compatibilidade com o Apple CarPlay e com o Android Auto

Ser capaz de conectar os aplicativos do smartphone com o carro se tornou algo crucial para muitos motoristas. Felizmente, muitas montadoras já estão tornando os seus veículos compatíveis com tecnologias como o Apple CarPlay e o Android Auto. Esses sistemas permitem que o motorista tenha acesso a uma gama de aplicativos ligados diretamente à central de informação e entretenimento do carro. Uma possibilidade interessante que surge para os motoristas é a de ter o controle de suas contas no Spotify, fazer chamadas com as mãos livres e até ditar mensagens e enviar aos amigos via comando de voz, como o da Siri no iPhone ou Echo da Amazon.

 

Controle de voz

Por falar em Siri, o controle de voz é cada vez mais uma necessidade em nosso mundo constantemente conectado. Ele permite que façamos coisas como enviar textos e fazer ligações simplesmente pressionando um botão e falando. Essa tecnologia também pode ser utilizada em prol do motorista, com atenção para que a sua segurança não seja prejudicada.

Recursos para carregamento sem fio

As montadoras também já estão introduzindo de forma gradual o carregamento sem fio em seus novos veículos. No entanto, esse recurso só funciona em smartphones compatíveis, que por sinal são quase exclusivamente Android. Portanto, verifique em quais tipos de celular o seu próximo carro novo suporta esse recurso em específico.

 

Câmeras traseiras

As câmeras traseiras já não são mais novidade para os motoristas. Elas têm a capacidade de mostrar o que está atrás do veículo, facilitando e muito a vida de quem dirige. A câmera traseira é bastante útil para momentos em que o motorista está entrando ou saindo de espaços apertados, e ajuda a garantir que não ocorra nenhum acidente.

 

Motores elétricos

Os carros elétricos estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. Preocupações como as oriundas das mudanças climáticas, juntamente com o avanço da tecnologia de baterias, tem ajudado a dar um empurrãozinho para que as montadoras invistam nesse tipo de veículo, tanto que várias delas estão prometendo expandir as suas ofertas de carros elétricos consideravelmente até 2020.

Painel digital

Muitas montadoras já estão adotando versões digitais dos painéis dos veículos. O principal motivo é a capacidade de personalização desse painel pelo próprio motorista. Ele pode ser usado para mostrar informações mais tradicionais, como o velocímetro e tacômetro, mas também pode exibir informações de navegação bem na frente de quem dirige.

 

Visão noturna

Enxergar a estrada durante a noite nem sempre é algo fácil. Especialmente quando o motorista está dirigindo em uma estrada escura e deserta. Porém, carros com visão noturna podem alertar os motoristas para situações em que as condições de visibilidade não são nada favoráveis. Algumas montadoras, por exemplo, já produzem carros com visão noturna que são capazes de informar ao motorista se há algum animal ou pessoa ao redor por meio de câmeras de imagens térmicas.

Sistema semi-automático de direção

Os sistemas semi-automáticos de direção já estão, gradualmente, encontrando espaço no mercado em veículos mais novos. Esses sistemas permitem que o carro consiga lidar sozinho com a direção e a frenagem durante determinadas condições na estrada. No entanto, é importante ressaltar que esses sistemas não tornam os veículos verdadeiramente sem motoristas. Eles apenas ajudam os próprios motoristas a dirigirem com mais segurança. Portanto, é importante sempre manter as mãos no volante mesmo quando o sistema está ativado e em uso.

Frenagem automática de emergência

Por fim, temos uma tecnologia muito útil para a segurança do motorista. A frenagem automática de emergência é um recurso que freia automaticamente o carro antes de uma possível colisão iminente, ajudando o motorista a evitar o impacto. Geralmente, antes da frenagem, o condutor recebe um aviso sonoro ou visual do risco e, caso ele não responda, o freio do carro é automaticamente acionado.

Essas são só algumas das tecnologias do futuro que irão trazer mais segurança, economia e comodidade na hora de dirigir, e que você precisa ter no seu próximo carro. Com a evolução tecnológica constante em que vivemos, é certo que novos recursos irão surgir para melhorar ainda mais a vida de quem dirige. Até a próxima!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>