Return to site

Os cuidados que você deve ter com os freios do seu carro

O bom funcionamento do sistema de freios de um veículo é primordial para a garantia da segurança de qualquer motorista. Para isso, é importante que alguns cuidados sejam tomados e que revisões preventivas sejam constantemente realizadas.

Com os freios em ordem o motorista tem menos riscos de acidentes, mas é necessário que cada parte do sistema seja verificada. O ideal é que a manutenção contemple as pastilhas, lonas, discos e tambores. Nesse artigo, traremos algumas dicas de cuidados que cada condutor deve ter com os freios do seu carro para que nenhum problema mais grave ocorra. Confira!

Na hora de frear

Frenagens bruscas aumentam a possibilidade de empenamento do disco e faz com que os freios se desgastem mais rapidamente. Por isso, é importante que o motorista tenha sutileza na hora de frear. A durabilidade do sistema de frenagem de um carro está diretamente ligada à capacidade do motorista em saber pisar no pedal dos freios de modo correto. Portanto, é preciso manter a atenção no trânsito e na direção para evitar que esse tipo de ação brusca ocorra.

Uma boa dica é usar mais o freio motor. Deixe o carro sempre engrenado em marchas mais curtas nos declives. Isso limita a aceleração do veículo, alivia os freios e ainda diminui o consumo de gasolina.

Cuidado com o fluido de freio

Dentro do sistema de freios, o fluido talvez seja o mais importante e o que menos recebe atenção do motorista. Trata-se de um óleo sintético que circula pela tubulação do sistema e tem por responsabilidade transferir a força aplicada pelo pé do condutor no pedal para as rodas do veículo. Ou seja, é ele quem transmite a pressão que faz acionar as lonas e pastilhas contra os tambores e discos dentro do funcionamento do sistema de freios.

A necessidade de verificação desse óleo é contínua, de preferência semanalmente, isso se deve pelo fato do fluido ir se contaminando com o tempo, devido às degradações naturais do sistema. Dependendo do modelo do veículo, recomenda-se que a substituição total seja feita anualmente ou a cada 10.000km rodados. Um fato de extrema importância é que esse óleo deve ser escolhido exatamente de acordo com as especificações que constam no manual do veículo para evitar que problemas mais sérios possam surgir.

Atenção às pastilhas e discos

Cada veículo é capaz de alertar o seu motorista quando alguns tipos de problemas surgem. Se em momentos de frenagens mais fortes, ou durante um trajeto em uma subida ou descida acentuada, acender ou piscar a luz do freio de mão no painel, isso é um sinal de que as pastilhas estão bem gastas, próximas de acabar ou de que há algum vazamento do fluido de freio. Há uma relação entre o desgaste das pastilhas e o fluido de freio, portanto não o complete se houver vazamentos no sistema. Caso seja necessária a troca das pastilhas, pode ser necessário também a troca dos discos. Um detalhe importante é que o motorista deve evitar frear forte durante os primeiros 300 km após a troca, pois a pastilha e o disco estarão se ajustando nessas primeiras quilometragens e um abuso dos mesmos nesta situação pode comprometer ambos permanentemente.

Não ignore os sinais do seu carro

Jamais ignore os sinais de que há problemas nos freios do seu veículo. Alguns sintomas que podem indicar algum problema no sistema de freios são o chiado ao frear, a necessidade de adicionar fluido de freio constantemente em curto espaço de tempo, a falta de potência nos freios e as luzes que eventualmente podem se acender no painel. Se o seu veículo apresentar alguma dessas características, leve-o até uma oficina para averiguação e correção dos possíveis problemas.

Saber como manter o sistema de freios de um veículo em bom estado é essencial para qualquer motorista. Se você preza por sua própria segurança e do seu carro sabe que manter uma peça como essa em bom estado é fundamental, e deve se prevenir em relação a isso. Esperamos que esse artigo sobre os cuidados que você deve ter com os freios do seu carro lhe seja de grande ajuda. Em nosso blog você encontrará mais dicas de como cuidar melhor das pessoas do seu carro como nesse artigo sobre embreagem. Até a próxima!

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly