Return to site

Como escolher a melhor oficina para levar o seu carro?

Nem sempre quando um motorista precisa recorrer à uma oficina, ele sabe qual a melhor opção. Muitas vezes ele se sente inseguro e desconfiado em relação aos mecânicos, serviços e orçamentos. As recomendações de pessoas próximas às vezes não são suficientes para aliviar quem dirige. Pensando nisso, preparamos esse post especial com dicas de como escolher a melhor oficina para levar o seu carro. Seja para um conserto ou manutenção, agora você não será mais enganado. Confira!

Oficinas comuns ou autorizadas?

Essa definitivamente não é uma decisão fácil, você irá encontrar prós e contras em ambos os tipos. A preferência individual do motorista sempre acaba por influenciar na hora da escolha. Alguns motoristas gostam de estar mais presentes durante o conserto ou manutenção, observando o trabalho do mecânico e conversando com ele sobre o andamento do processo ou sobre o próprio veículo, isso é mais comum em oficinas menores, não nas autorizadas.

Um outro aspecto é que em oficinas comuns a negociação de preços e prazos ocorre de forma mais fácil e flexível do que em uma autorizada. Por outro lado, em oficinas autorizadas e concessionárias você encontra vantagens como ter ao seu dispor mecânicos treinados nas fábricas para resolverem o seu problema. Além disso, por obrigação, eles possuem todas as ferramentas necessárias para te atender e solucionar as suas dúvidas.

Valorize as indicações

Tá certo que nem sempre as indicações significam uma garantia de bom serviço, mas é preciso valorizá-las, pois quase sempre elas indicam que aquela oficina possui capacidade suficiente para solucionar o seu problema. Não é incomum oficinas exagerarem nos preços cobrados ou trocarem alguma peça de forma indevida, então confiar nas indicações pode lhe trazer menos prejuízos. Porém, mesmo com a indicação, não deixe de pesquisar mais referências e comparar preços e serviços, pois melhores oportunidades podem aparecer para você e o seu carro.

E na hora do orçamento?

Antes de fechar negócio, solicite previamente um orçamento completo e por escrito, contendo a lista de tudo que será feito no seu carro e de todas as peças que precisarão ser trocadas e seus respectivos valores. Isso é importante para que você possa cobrar o que está no “contrato” e assim evitar maiores aborrecimentos.

É importante ressaltar que durante o processo de conserto ou manutenção, o seu mecânico pode descobrir novos problemas no seu carro ou precisar de realizar a troca de outras peças, mas atente-se pois você deve ser comunicado dessa necessidade previamente, assim como os novos valores que serão cobrados. Lembre-se também de solicitar orçamentos em diferentes oficinas e comparar seus serviços e preços, isso pode te ajudar a encontrar um mecânico e uma oficina de confiança.

A hora da retirada do veículo

Esse deve ser um momento de grande atenção do motorista. É importante verificar se o seu carro se encontra no mesmo estado em que foi deixado e se o serviço realizado foi o combinado. Não se esqueça também de exigir a nota fiscal do serviço, contendo todos os detalhes do que foi combinado no orçamento. É ela quem irá garantir seus direitos judicialmente. Após a retirada, não deixe também de dar umas voltas com o seu carro por perto para certificar que o problema foi solucionado.

E se meus problemas não forem resolvidos?

Se os problemas do seu veículo persistirem, você deve voltar e fazer a reclamação o mais rápido possível. Isso evitará que o problema se agrave e não causará desconfiança no mecânico. Agora, se o problema se manter constantemente, talvez seja o caso de você trocar a oficina, pois a mesma poderá estar fazendo consertos improvisados e assim não estar dando a atenção devida aos problemas do seu carro.

Se você conhece bem o seu veículo se sentirá mais seguro quando ele estiver na oficina, por isso leia o manual e cheque, por conta própria, o estado do seu carro regularmente. Esperamos que o nosso artigo te ajude na hora de escolher a melhor oficina para levar o seu carro. Até a próxima!

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly