Return to site

Como dirigir em estrada de terra?

O tipo de estrada pelo qual você dirige pode requerer uma atenção especial. As estradas de terra estão por todos os lados, e é importante saber como se comportar ao encarar uma durante um percurso de carro.

Alguns cuidados podem ser tomados tanto para o bem do veículo, quanto para o bem do motorista. Sendo assim, preparamos um pequeno guia com algumas dicas de como dirigir em uma estrada de terra. Confira!

Mantenha a roda em partes mais uniformes da estrada

Uma dica valiosa é tentar manter o carro sobre as partes mais uniformes da estrada durante o trajeto percorrido. Quando houver sulcos formados por veículos mais pesados, procure evita-los. Passar por esses buracos podem causar sérios danos ao seu carro. Em caso de nuvens de poeira, proceda da mesma forma que nas situações de neblina - como explicamos nesse post - e procure os apoios visuais e auditivos. Use a visão central para perceber os veículos em sentido contrário e a visão periférica para enxergar as irregularidades do chão.

Mantenha a atenção redobrada em curvas e descidas

A baixa aderência nesse tipo de estrada faz com que o motorista tenha que redobrar a sua atenção na hora de dirigir em curvas e descidas. As principais recomendações são: dirigir devagar, não fazer movimentos bruscos ou desvios radicais. Além disso, tenha bastante atenção nas freadas para não correr o risco de perder o controle do veículo.

E se estiver chovendo?

Quando estiver chovendo, diminua a velocidade. A aderência dos pneus na terra molhada é menor. Além disso é importantíssimo que se utilize marchas reduzidas. Se você se deparar com descidas e subidas acentuadas em condições de chuva, procure usar a primeira ou segunda marcha e acelere apenas o suficiente para movimentar. No caso de uma pista com muitas curvas, a recomendação é diminuir a velocidade e frear antes de entrar em uma curva ou enfrentar uma descida maior. Lembre-se: segurança sempre em primeiro lugar e, nesse caso, segurança é igual a utilizar-se de baixa velocidade e de marchas reduzidas.

E se houver lama pelo caminho?

Se houver lama na pista a maior dica para o motorista é dirigir devagar. De acordo com o código brasileiro de trânsito, o limite de velocidade em estradas rurais é de 60 Km/h. Se o seu carro possuir tração nas quatro rodas, ative-as imediatamente. Usar a tração nas quatro rodas durante todo o percurso pode evitar atolamentos e te deixar mais tranquilo durante a direção.

Independente da tração do seu veículo, algo bem provável é que a lama vá deixar o solo escorregadio para o seu carro. Por isso, evite as margens da estrada para não ter que lidar com problemas como o seu carro cair em algum barranco.

E se o carro atolar?

A lama faz com que as rodas de tração do seu carro patinem. Tente não acelerar, pois quanto mais você acelera, mais as rodas podem patinar nos buracos que abrem na lama, e isso faz com que seu carro se afunde ainda mais. Acaba acontecendo um efeito como em areia movediça: quanto mais a roda se movimenta, mais o carro atola.

Quando você se atolar, a primeira coisa que deve fazer é avaliar a situação. Tome nota da extensão do problema, da profundidade do atoleiro e do melhor caminho a seguir para se livrar dessa situação, afinal você não quer desatolar em um lugar para logo em seguida atolar novamente em outro, não é mesmo?!

Assim que você escolher o melhor caminho, tire todo o peso possível do carro, principalmente passageiros. O carro mais leve tem menos probabilidade de afundar. Feito isso, tire a lama da frente das rodas e procure fazer rampas suaves. Se for preciso, use pedras, troncos e galhos para calçar os pneus. Em seguida, engate a segunda marcha e tente sair sem acelerar muito, já que utilizando a primeira você irá forçar muito o motor, enquanto as rodas se afundam na lama. Se nada disso der certo, a melhor solução é chamar o reboque para te ajudar.

Agora que já te ajudamos a saber melhor como dirigir em estrada de terra, compartilhe esse post para que mais motoristas fiquem informados. Se tiver mais alguma dica, basta colocar nos comentários. Esperamos que o nosso post ajude a deixar suas viagens mais seguras e tranquilas. Até a próxima!

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly