Os gastos com deslocamento fazem parte da rotina diária das pessoas. As altas tarifas do transporte público, as facilidades para se adquirir um carro ou o simples prazer de dirigir são alguns dos motivos que provocaram o aumento exponencial da circulação de automóveis particulares nos últimos anos. Não há como fugir: se quer sair de casa tem que colocar a mão no bolso. O ano começou e como de praxe, os reajustes no preço do combustível assustaram os brasileiros. Sem poder abrir mão do carro, motoristas se desdobram para descobrirem meios de economizar combustível e aliviarem os gastos no mês. Veja as 6 dicas que separamos para garantir economia extra com seu carro:

1. Cuide do seu carro

Para manter a saúde de seu motor, a manutenção do óleo e filtros devem estar em dia. Com o tempo, o óleo engrossa e forma uma borra no interior do motor. Esta sujeira prejudica o desempenho do carro e como consequência, o consumo de combustível aumenta. Para evitar esta situação, é necessário que se faça a troca de óleo no tempo e quantidade indicados pelas montadoras. Os filtros de ar e de combustível também devem seguir este mesmo padrão de cuidado. Outro detalhe importante é a atenção com as velas. Alguns motoristas só se atentam para esta manutenção quando os problemas aparecem. A regra é a mesma: siga corretamente a orientação fornecida pela montadora.

2. Seja mais gentil ao acelerar

Esta dica vai, principalmente, para motoristas apressados. Provavelmente você já observou muitas pessoas darem uma arrancada brusca, mas param no próximo semáforo. Então a pressa perde o sentido e ainda coloca pedestres e outros motoristas em risco. Ao acelerar bruscamente, o automóvel entende que há necessidade de mais potência e injeta mais combustível para o funcionamento. Ao realizar acelerações mais suaves, você garante economia de combustível, evita desgastes em seu carro e ainda pratica uma direção mais segura..

3. Esqueça a "banguela"

A terceira dica chega para desmistificar uma lenda: em ponto morto, ou na famosa "banguela" consigo economizar mais? A resposta é "não". Os automóveis com sistema de injeção eletrônica cortam o fornecimento de combustível no momento em que o motorista deixa de acelerar. Portanto, não é necessário que o carro funcione em marcha neutra. Além de não auxiliar na economia de combustível, o motorista ainda corre o risco de perder o freio e não conseguir parar o carro.

4. Calibre os pneus a cada 15 dias

A quarta dica pode parecer boba, mas certamente a maioria das pessoas deixa pra depois: calibragem dos pneus. Rodar com pneus descalibrados faz com que o veículo demande mais esforço para se locomover, aumentando também a injeção de combustível para compensar este esforço. Além disso há efeitos colaterais. Problemas na suspensão podem surgir, uma vez que um lado provavelmente será mais desgastado que o outro devido a falta de padrão na calibragem.

5. Evite peso desnecessário

O aumento de peso aumenta também o consumo de combustível, pois é necessário que o carro faça mais força para deslocar-se com carga. Por exemplo: se você fez compras, programe-se para deixá-las em casa ao invés de rodar com elas no porta-malas.

6. Seja solidário

Dê carona! A cultura da carona ainda não está enraizada nos brasileiros, mas faz bastante sucesso na Europa e em outros países. Além de garantir menos emissão de poluentes, as pessoas terão a oportunidade de socializarem entre si, fazer novas amizades e economizar. Se seu maior deslocamento é para o trabalho, há empresas no Brasil, como a Bynd, especializadas em caronas corporativas. Dessa forma todos saem ganhando.

Você sabia?

O ar-condicionado dos carros aumenta o consumo de combustível porque demanda 8 a 10 cavalos do motor para seu funcionamento. Este é o motivo pelo qual, ao ligar o dispositivo, o carro perde potência instantaneamente. Mas fique atento: em velocidades acima de 60 km/h, a resistência do ar a que o veículo é submetido, estando com as janelas abertas, também exige mais esforço do motor. Por isso, neste caso, é melhor dirigir com o ar-condicionado em funcionamento, pois o consumo será menor.

Estas dicas são básicas mas começarão a fazer a diferença no consumo do automóvel. Levá-las em consideração e praticar uma forma de direção mais consciente e segura levará diversos benefícios quanto ao consumo e manutenções preventivas. Fique atento à novas tecnologias de carros conectados. Estes aplicativos prometem uma verdadeira revolução em sua relação de consumo de combustível e manutenção do seu veículo.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly