Return to site

5 cuidados que você deve ter com os pneus do seu carro

Uma boa manutenção dos pneus é essencial para que o desempenho do seu veículo permaneça eficiente por um longo período de tempo. Existem vários fatores internos e externos que são responsáveis por trazer desgastes e prejuízos no decorrer do uso dos pneus. Por isso, trazemos cinco dicas de cuidados que você deve tomar com os pneus do seu carro para que eles tenham uma maior durabilidade e possam contribuir com a eficiência do seu automóvel.

Condução

O modo como você dirige o seu carro pode influenciar muito o estado e a durabilidade dos seus pneus. Uma dica é evitar mudanças de direções bruscas assim como freadas inesperadas, isso porque elas consomem os pneus desnecessariamente. Também é importante prestar atenção na superfície por onde se dirige, deve-se evitar aquelas estradas irregulares, acidentadas ou cheias de detritos, além de não estacionar em locais onde o solo contenha óleo, gordura, gasolina e outros químicos. Sempre que possível, verifique se não há nenhum objeto estranho acumulado nas bandas de rodagem (que são aquelas frestas que existem em todo pneu). Se houver, retire-os, uma chave de fenda pode ser muito útil nesse processo.

Pressão e Calibragem

Quando o assunto é a pressão dos pneus, os motoristas devem ter uma atenção redobrada. A calibragem deve estar sempre em dia, já que a baixa pressão pode, entre outros problemas, acelerar o desgaste dos pneus, fazer com que o carro consuma mais combustível ou que haja perda de estabilidade nas curvas. Você sabia que uma má calibração pode indicar até 20% de consumo de combustível a mais? Pois é, é por isso que os fabricantes determinam o calibre dos pneus que são adequados para cada tipo de veículo, sendo assim verifique qual é o mais adequado para o seu, normalmente você encontra essa informação no manual do seu carro (para quem usa Nexer pode perguntar no chat disponível para o motorista). Além disso, é importante que, antes de viagens em alta velocidade, o motorista ajuste a pressão dos pneus com eles frios e o veículo já carregado.

Peso

Uma outra dica importante diz respeito às influências do peso dos veículos no desempenho dos pneus. Não é incomum que em alguns momentos você tenha que dirigir com o seu carro lotado, em condições de carga máxima. Porém, é importante que isso não vire uma rotina, pois o carro cheio todos os dias pode deformar os pneus e ainda ocasionar problemas na suspensão e na embreagem do veículo. Além disso, não se esqueça que a manutenção preventiva de freios, molas e rolamentos é muito importante e deve ser sempre realizada no período correto.

Rodízios, balanceamentos e alinhamentos

Algo que pode trazer uma melhoria significativa para o seu carro são as trocas de posição dos seus pneus. Essas melhorias vão desde o aumento de vida útil dos pneus até a redução do consumo de combustível pelo seu automóvel. É indicado que o rodízio seja feito, em média, a cada 8 mil quilômetros rodados. Garanta que todos passem por cada uma das posições, para que os desgastes sejam feitos de maneira uniforme. Além disso, inclua o estepe na troca. É importante que, em toda troca de pneu, o seu carro passe por alinhamento e um balanceamento para evitar problemas de suspensão e na embreagem.

Estepe

Como dissemos acima, o estepe também deve passar pelo rodízio e, além disso, ele precisa estar sempre calibrado. Isso é importante pois se o pneu sobressalente precisar ser usado em caso de emergência, ele não causará tantos danos ao seu veículo devido a falta de balanceamento em comparação aos outros. Assim que o pneu estepe for utilizado faça a reposição de um novo em seu lugar, pois não ter um pneu reserva adequado pode lhe gerar multa.

Agora que a Nexer já lhe deu algumas dicas de cuidados que você deve ter com o seu carro, aproveite para conhecer melhor o nosso produto e veja os benefícios que ele pode trazer para o seu jeito de dirigir e de se relacionar com o seu veículo. Não deixe também de curtir as nossas redes sociais para ficar por dentro de mais dicas que estão por vir. Até a próxima.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly